sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Peixada com Truta










Prato de baixo teor calórico, rico em sais minerais (Potássio, Fósforo, Sódio e Calcio) e vitaminas, principalmente vitamina A, C e do Complexo B, presente nos pimentões. Cardápio completo contendo Carboidratos, proteínas e lipídeos (gordura). Ideal para quem matém aquela dieta balanceada, com pouca gordura.
E já que estou falando deles, lá vão outrar propriedades dos Pimentões: antiinflamatório, digestivo, estimulante da circulação sanguínea, indicado em casos de coágulos sanguíneos, desinterias e problemas digestivos.

Referências: http://suapesquisa.com/alimentos/pimentao.htm


Ingredientes:
3 a 4 filés grandes de peixe (no caso, eu utilzei filé de truta)
2 dentes de alho amassados
suco de ¹/2 limão
2 batatas médias em rodelas grossas
¹ pimentão vermelho fatiado
¹ pimentão amarelo fatiado
¹ pimentão verde fatiado
¹ cebola fatiada fina
³/4 xícara de cheiro verde
1/4 xíc. de azeitonas sem caroço picadas em rodelas
2 colheres de sopa de azeitonas fatiadas em rodelas
2 tomates grandes e bem madurinhos em rodelas grossas
1/3 de xíc. de azeite
1 copo americano de água
sal a gosto

Preparo:
Comece temperando os filés com alho, o suco do limão e sal e pimenta a gosto.
Cozinhe as batatas deixando-as Al´dente.
Deixe todos os ingredientes já cortados e separados.
Assim que a batata estiver pronta, em uma panela grande, doure levemente os filés no azeite, dos dois lados.
Vá montando camadas na sequência: filés, batatas, tomates, pimentões verdes, amarelos e vermelhos, cebola, azeitonas, cheiro verde
Regue com azeite, o copo de água e sal. Tampe a panela, deixe sempre em fogo médio-baixo e vá observando. Quando os ingredientes derem uma boa morchada, está pronto.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pão sem Lactose e sem Glúten

foto: http://materorganica.com.br/

Essa receita foi uma amiga que passou e, como toda curiosa na cozinha, logo que cheguei em casa já fiz para poder provar no lanche da tarde com um queijinho branco e uma saladinha. Aliás, vou dar uma dica para vocês, sempre que forem fazer suas refeições, lembrem-se de formar o trio CFP, Carboidrato (pães e farináceos), Fibra (salada, grãos como aveia, quinua, etc) e Proteína (queijos, carnes, etc). Formando esse trio, sua refeição estará sempre equilibrada.
Bem, mas voltando a receita, é ideal para quem tem alergia a lactose e a glúten, ou mesmo para quem faz a Dieta Funcional.

Ingredientes:
3 ovos
3 colheres de sopa de semente de linhaça
2 copos de polvilho doce
1/2 copo de óleo
1/2 copo de água
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal

Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes e leve para assar em forma untada com óleo, apenas, em forno pré-aquecido a 180°C por 35-40min ou até dar uma douradinha.

Espero que gostem, pois fica uma delícia.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sanduiche Caprese

Os ingredientes são simples e, geralmente já temos tudo em casa. É um lanchinho saudável, ótimo para comer numa noite de domingo quente como a de hoje.
Ingredientes:
2 fatias de pão (pode ser integral, italiano, francês, de milho...)
Fatias de tomates
Fatias de mussarela de búfala
folhas de manjericão
azeite e sal
É opcional colocar rúcula e o manjericão com o azeite podem ser substituídos por molho pesto.
Bem, a montagem também é simples, regue, com um fiozinho de azeite, as fatias do pão, e vá fazendo camadas de mussarela, tomates, manjericão e rúcula.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Alimentos Funcionais - Antioxidantes


Bem, para começar, o aumento das doenças e seus mais variados tipos, favoreceu o aumento, a procura por uma forma de vida mais saudável.
Atualmente, previnem-se ou até mesmo curam-se doenças através dos alimentos, exercícios, ,enfim, de uma forma de vida saudável mesmo.
Agora, define-se alimento funcional aquele que se assemelha ao alimento convencional em aparência mas que, porém, além de nutrir, proporcionam benefícios específicos à saúde e à capacidade física e mental.
Esses alimentos possuem uma variedade de componentes que afetam diversas funcões do organismo. São potentes antioxidantes naturais, possuem a capacidade de combater os radicais livres que, ,em excesso, compromentem o bom funcionamento do nosso corpo e aceleram o envelhecimento.
Quando ingeridos regularmente, podem reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças, diversos problemas de saúde como câncer, pressão alta, colesterol alto, diabetes, problemas gastrointestinais, entre vários outros.

Os alimentos que possuem propriedades antioxidantes são os que possuem as vitaminas C, D, A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, Biotina, B12) e Ácido Fólico.

Fontes:

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bolo de Palmito


Bolo de Palmito

Opção de lanche, café da manhã para quem não gosta muito ou não come carne de jeito nenhum. É um bolo bem prático que pode ser feito em 1h (já contando o tempo de forno), ou seja, é uma receita razoavelmente rápida de preparar. A receita é da Palmirinha Onofre (Gazeta), quem eu assisto quase todos os dias para pegar dicas e receitas como esta, que eu testei e achei levíssima. Dá até para congelar e servir para quela visita surpresa (rs).

Ingredientes:
massa:
1 e ¹/2 xíc. de chá de leite
3 ovos
1 e ¹/2 xíc. de chá de amido de milho
1 colher de sopa cheia de fermento em pó químico
1 colher de chá de sal
1/2 xíc. de chá de óleo
Recheio:
3 tomates sem sementes picadinhos
1 cebola ralada
¹/2 xíc. de chá de cebolinha picada
1 vidro grande de palmito picadinho
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1/2 xíc. de chá de azeitonas cortadas em rodelas
temperos e ervas finas a gosto
150g de permesão ralado

Preparo: comece pelo recheio, misturando bem todos os ingredientes. Deixe reservado enquanto prepara a massa.
massa: no liquidificador, bata o leite, o óleo e os ovos. Reserve.
Num recipiente adicione todos os ingredientes secos peneirados misture-os bem e adicione o líquido batido. Misture os ingredientes com uma colher de forma que a massa fique uniforme e sem pelotinhos.
Numa assadeira alta, untada e polvilhada, vire metade da massa, espalhe o recheio por cima e cubra com a outra metade da massa. Por cima você pode polvilhar gergelim ou queijo ralado, é opcional.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 30-40min, dependendo do forno, ou até dourar.

DICA: Se você comer só o bolo com uma saladinha e um suquinho, sua refeição estará equilibrada, com carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas. É só não exagerar, que dá para incluir a receita no seu livrinho de receitas diets.
Gente! quem disse que vc tem que comer torrada com queijo branco todo dia, no café da manhã e no lanche da tarde, enquanto tá de dieta? vamos variar esse cardápio, que o regime fica uma delícia.

Espero que tenham gostado
E lembrando.. a foto não é minha ;)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Frango ao Curry

Frango ao Curry


Receita prática, rende de 4 a 6 porções (dependendo do tamanho das sobrecoxas), leva 1h para o preparo e você pode substituir as sobrecoxas por um peito picado em cubinhos (como na foto)

Não esqueça da saladinha para acompanhar o prato.



Ingredientes:
6 sobrecoxas sem pele
suco de 1/2 limão
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
1/2 xíc. de salsinha picada
1 colher de chá de curry
4 tomates sem pele e sem sementes picadinhos
1 cenoura grande em tirinhas
1 xícara de chá de brócolis picadinho
1 xícara de chá de água
sal e pimenta a gosto
azeite para dourar o frango

Preparo:
Tempere o frango com limão, sal, pimenta, cebola, alho, salsinha e curry e deixe "descansar" por uns 30 minutos.
Numa panela grande com um pouco de azeite, doure o frango levemente em fogo alto. Adicione os tomates, a cenoura e o brócole. Aguarde os tomates darem uma murchada, baixe o fogo e vá adicionando a água aos poucos.
Tampe a panela para que os ingredientes fiquem bem cozidinhos e quando isso acontecer, verifique se está bom de sal. Se estiver, está pronto.

Obs.: a foto é ilustrativa, peguei no google.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Berinjela Recheada

Berinjela Recheada

Ótima opção de janta, principalmente para quem chega tarde do trabalho e não tem muito tempo para preparar a própria comida.
Sem falar que dá para substituir a berinjela por chuchu ou abobrinha.

Ingrediente:
3 berinjelas médias
300g de carne moída
2 tomates sem pele picadinhos
purê de 1 batata pequena
1/2 xíc. de cheiro verde picadinho
1/2 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de molho inglês
sal e pimenta a gosto
azeite
orégano e queijo parmesão para polvilhar

Preparo:
Corte as berinjelas em rodelas grossas (2 a 3 rodelas para cada berinjela). Com uma colher, retire o miolo com as sementes, deixando o fundo das fatias e uma borda de aproximadamente 0,5cm. Reserve o miolo retirado.
Deixe as rodelas e o miolo de molho em bastante água por mais ou menos 30min, até que saia aquela água preta (um caldo amargo). Pique o miolo da berinjela.

Recheio:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Então adicione os tomates picadinhos, o miolo das berinjelas e deixe dar uma murchada. Adicione a carne, o molho inglês, tempere, mexa até que fique toda cozida, adicione o purê, mexa bem e misture o cheiro verde.

Recheie as berinjelas, polvilhe queijo e orégano e leve ao forno a 180°C em forma untada com azeite até que a berinjela dê uma murchada e o queijo fique gratinado.

Obs.: a foto é ilustrativa, peguei no google, mas a receita é minha ;)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Salada Agridoce

Bem, é perceptível que a foto não é minha, como todas as outras do blog. Mas fica valendo a dica: Salada Agridoce.
Que é super leve, colorida e tem a cara do verão.
Aí vão os ingredientes que você pode usar: alface, agrião, rúcula, morangos, uvas, manga, melão, tomates cereja e outras frutas que você acha que combinam com a sua salada.
Organize tudo de forma que as folhas fiquem por baixo e as frutas picadas deem o colorido no prato e fiquem bem misturadas. Então, sua salada está pronta para ser servida e saboreada. É um prato que num dia quente como os que têm feito ultimamente, vai te deixar o dia todo disposto. E também pode ser preparado de manhã e levado para o trabalho para o seu almoço sem problema nenhum.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pão de Cenoura

Como já diz o título, a dica de hoje é para o café da tarde, ou da manhã, como preferir. Pão de Cenoura.
Bem, a imagem não é minha mas o meu ficou bem parecido e minha receita rende um pão grandão, que você pode fazer numa forma de pão ou modelar como quiser.

Ingredientes:
15g de fermento biológico fresco
4 colheres de sopa de água morna
400ml de água fria
1 cenoura grande picada
1 tablete de caldo de legumes
1 ovo
2 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 pitada de sal

Preparo:
Junte os 400ml de água, a cenoura picadinha e o tablete de caldo de legumes. deixe cozinhar até que a cenoura esteja bem macia. Então bata a cenoura no liquidificador com 5 a 7 colheres do caldo que sobrou até que vire um creme.
Dissolva bem o fermento nas 4 colheres de água morna.
Num recipiente, coloque a farinha de trigo (tanto a integral quanto a branca) já peneirada, a pitada de sal, o ovo, a margarina, a cenoura e o fermento e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Sove um pouco essa massa, modele e deixe descansar numa assadeira grande untada e polvinhada por 1h mais ou menos.
Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média-baixa por 30-40 minutos, dependendo do forno.
O pão estará pronto quando você o espetar com um palito e este sair limpinho.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SALADA DE FRUTAS

Bem, a dica de hoje é Salada de frutas. Você nem precisa de muita variedade.
Lembra-se da primeira dica? De "como fazer feira" e comprar frutas de cores, sabores e consistências diferentes? Então, vamos partir daí.
Escolha as frutas da época, que estão mais docinhas, por exemplo, as frutas do verão são: melancia, melão, manga, uva, pêra, maçã, goiaba, laranja, banana, entre muitas outras.
Corte pedacinhos pequenos a médios, misture e se quiser, esprema uma laranja ou até duas para que fique um caldinho.
Nada de mel, chantily, groselha e açúcares em geral

Detalhe: a acidez da laranja ajuda prorrogar o tempo de geladeira da sua salada de frutas.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Filé de Frango a Rolé com molho de maracujá

Fango a Rolé ao Molho de Maracujá

Lembrando que devemos ingerir proteínas das mais variadas formas diariamente, resolvi postar essa receita, que é suave e não leva gordura em seu preparo.

Ingredientes:
Para o filé a rolé:
6 filés de peito de frango
2 limões pequenos, sendo 1 para lavar a carne e outro para temperar
1 cebola pequena bem picadinha
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta a gosto
1 colher de café nós moscada em pó
1 maçã verde fatiada
1 cenoura média cortada em palitos
12 palitinhos de dentes
suco de 1 laranja pera

Para o molho:
2 a 3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de cebola bem picadinha
1 colher de sopa de mostarda
200g de iogurte natural (ou creme de leite)
¹/2 xícara de chá de suco concentrado de maracujá
sal a gosto (opcional)

Modo de preparo:
Enroladinhos:
Comece lavando o frango com um limão, para sair aquele cheiro forte.
Num recipiente, tempere os filés com o outro limão, a cebola, alho, nós moscada e sal e pimenta a gosto. Deixe marinar por uns 30 minutos para que fiquem bem temperados.
Coloque as fatias de maçã e cenoura numa das pontas do filé e, por essa mesma ponta, comece a enrolar. Prenda com 2 palitinhos de dentes para que não corra o risco de abrir enquanto estiver assando.
Terminando esta etapa, forre um refratário de vidro com papel alumínio, deixando sobrar um pedaço. Coloque os rolinhos e os pedaços de maçãs e cenoura, caso tenham sobrado, no refratário e cubra com o papel que deixou sobrando. Deixe assar em forno médio-baixo por 40min e depois retire o papel alumínio de cima, regue com com o suco da laranja e deixe dar uma leve dourada (não muito para o frango não ressecar)

molho: (comece a preparar depois que retirar o alumínio)
Refogue a cebola no azeite e, assim que ela der uma murchada, adicione a mostarda, o suco e sal (se você preferir), cozinhe por alguns minutos, desligue e adicione o iogurte.

Está tudo pronto! É só preparar uma saladinha, decorar o prato e servir.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Taco de Carne

Bem, como sugestão de lanche da tarde ou mesmo uma janta saudável, vai um Taco de carne ou de frango, receita mexicana composta por carboidratos, proteínas e vitaminas, ou seja, em outras palavras: tortilha de trigo, tiras de carne (carne moída, frango ou carne de soja) e queijo e uma saladinha bem leve, composta por tomates e folhas verdes. É uma sugestão bem equilibrada para quem quer seguir uma dieta sem muitas restrições. Pode ser até uma opção de almoço naqueles dias quentes.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicas e Dicas

Aos amantes de frutas, assim como eu, aposto que ficaram salivando ao olharem esta foto. Todas essas cores e variedades de sabores, doces, todas as vitaminas e benefícios presentes nas cascas e polpas.
Agora, para quem não gosta de comer fruta ou não consegue comer o mínimo de 3 porções diárias, vai uma dica: vá à feira (ou mercado) de sua cidade, repare em todas as cores de frutas, e comece comprando pequenas quantidades de cada fruta que escolher e, de preferência, uma de cada cor. Ao chegar em casa, lave-as bem e faça um arranjo bem bonito com essas frutas naturais em uma fruteira, ou bacia, que seja.
Toda vez que passar pela fruteira, vai olhar aquele colorido e, provavelmente, começará a salivar e sentir vontade de comê-las.
De preferência, não desista logo na primeira semana, pois tem gente que demora até uns 3 meses para conseguir INICIAR esse hábito saudável.
Comece a substituir o leite com achocolatado por leite com frutas, e ao invés de levar biscoitos e bolinhos para o lanchinho no trabalho, faculdade ou colégio, leve porções de frutas, assim, você, de certa forma, não terá outra alternativa, a não ser comer a fruta.

Bem, essas são apenas algumas dicas de alimentação que eu posso dar. Ainda mais para esse verão quentérrimo pelo qual estamos passando. Vale ressaltar que as vitaminas e minerais das frutas, ajudam naquele bronzeado, no brilho do cabelo, e na saúde da pele.