Já ouviu falar em efeito sanfona?
Dra. Beatriz Hidalgo de Faria
Nutricionista
CRN 3 35.600
Contatos: (12) 3413-4009 / 9771-1172
e-mail: bhnutri@hotmail.com
"Você é o que você come". Tomando a questão como base, você pode refletir sobre sua alimentação. O que é que você tem dado para o seu corpo para que se mantenha funcionando? Esse "combustível" supre todas as suas necessidades? Posso te ajudar a responder.
Você sabia que na alimentação também existem leis? E que os Nutricionistas sãos os profissionais mais aptos a aplica-las em sua vida? Nenhum outro tem formação suficiente para adequar uma dieta de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Por esses motivos é que deve-se sempre procurar um profissional. Dietas de gaveta, da revista, da vizinha que emagreceu... nenhuma dessas é a dieta adequada para você. Somente o Nutricionista é capaz de equilibrar sua alimentação para que todas as necessidades fisiológicas do seu organismo sejam supridas.
>>> Referências
http://www.nutricaoempratica.com.br/alimentacao-correta/conheca-as-leis-da-alimentacao
http://www.canpe.ufrgs.br/quemsomos.html
Em ultimo caso, quando o indivíduo é obeso há mais de anos, já tentou várias vezes emagrecer e não conseguiu de forma alguma, tem o IMC acima de 35 kg/m² com comorbidades associadas (doenças provenientes da obesidade como diabetes, hipertensão arterial, apinéia do sono, artropatias, hérnia de disco) ou acima de 40 kg/m², pode ser submetido a um tratamento cirurgico, considerado Terapia Efetiva, do qual o resultado depende exclusivamente da disciplina do paciente implicando acompanhamento multidsciplinar e a adesão a um estilo de vida saudável como condicionante do resultado a longo prazo. Contudo, mesmo sendo submetido a este tipo de tratamento alternativo o indivíduo deve estar atento aos 10 passos acima, para que seu tratamento seja bem sucedido e para melhora de sua saúde para toda a vida, pois um descuido do paciente pode implicar no ganho do peso novamente e dificuldade maior ainda para se tratar posteriormente.