Já ouviu falar em efeito sanfona?
A figura abaixo explica como funciona!
Geralmente tudo começa com as dietas muito restritivas, sem acompanhamento nutricional, onde o paciente acha que vai emagrecer mais se passar fome o dia todo. Engano dele!
Quando não tem "previsão" para entrar comida novamente, o organismo poupa energias e passa a funcionar bem lentamente, para que não gaste as poucas reservas de carboidrato que tem.
Aaaahm... sim! eu disse carboidratos! As reservas desse nutriente são bem pequenas! Por isso quando o retiramos completamente da alimentação, nosso corpo passa a utilizar aminoácidos para criar energia e no final das contas, o pouco peso que perdemos com aquele enoooooorme tempo de jejum, era músculo!
Para finalizar, quando voltamos a comer carboidrato, nosso organismo quer fazer o máximo de estoque possível (na forma de gordura), ele "pensa" que vc vai deixá-lo passar mais um longo período sem ingerir aquele nutriente, e com esse mecanismo de armazenamento, bem como outros fatores, contribuem para o aumento de peso instantãneo, após o emagrecimento rápido, chamado efeito sanfona.
Vale ressaltar aqui, a importâcia dos profissionais Nutricionista, Educador Físico e Médico!!! Um emagrecimento bem acompanhado, é um emagrecimento com saúde, com muito mais chances de sucesso a longo prazo! ;)
Uma Reeducação alimentar é bem mais eficaz, pois os hábitos devem ser mudados para a vida toda, a mudança instantânea (como funciona nas dietas muito restritivas) também só funciona por um período e é bem mais chata de seguir!Cada mudança para melhor é uma conquista e a sensação de estar cada vez mais saudável proporciona sensações tão agradáveis que não dá nem para explicar! Só sentindo!!! =D
Dra. Beatriz Hidalgo de Faria
Nutricionista
CRN 3 35.600
Contatos: (12) 3413-4009 / 9771-1172
e-mail: bhnutri@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário