quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Frutas da estação - Caqui

Caqui

Fruta dos meses de março a abril, sendo encontrada já no final de fevereiro.
Possui polpa suculenta de sabor doce e agradável, ideal para matar aquelas vontades repentinas de comer doce. Um fruto super vitaminado e nutritivo, porém um tanto quanto calórico, devendo ser consumido sem exageros (1 unidade média contém cerca de 80kcal). Nos casos de sobrepeso e ou obesidade, o ideal é não passar de 1 fruto por dia.
É facilmente preparado, podendo ser aproveitado na alimentação em geral, servido em saladas de frutas, saladas salgadas (com folhas amargas), compotas, entre outras preparações ou consumido em sua forma natural.
O fruto possui várias propriedades terapêuticas: adstringente, suavemente laxativo, alcalinizante, antianêmico, antirreumático, calmante natural e pode, ainda, atuar contra a insônia (principalmente se feito chá de suas folhas).
Dentre as fibras, vitaminas e minerais que podemos encontrar no caqui estão: Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio, Vitaminas A, B1, B2, B3, vitamina C e com destaque, o Ácido Fólico (encontrado em grande quantidade).
Além do mais, o fruto contém Triptofano, substância qua auxilia no tratamento da depressão.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Alimentação Saudável - As 4 Leis da Nutrição

Você sabia que na alimentação também existem leis? E que os Nutricionistas sãos os profissionais mais aptos a aplica-las em sua vida? Nenhum outro tem formação suficiente para adequar uma dieta de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Pedro Escudero (1937) definiu na nutrição:
1. Lei da Qualidade: A alimentação deve conter todos os nutrientes necessários ao organismo, oferecendo-o todas as substâncias que o integram. Daí a necessidade de montar um prato ou um lanche variado. Quanto mais cores, mais nutrientes.
2. Lei da Quantidade: A quantidade de alimentos e seus nutrientes deve ser específica e suficiente para cobrir as demandas energéticas de cada indivíduo, não havendo excessos nem restrições, pois as necessidades são sempre muito individuais.
3. Lei da Adequação: A alimentação está diretamente proporcionada ao funcionamento do corpo humano. Deve ser adequada aos hábitos alimentares, estado fisiológico (gestação, lactação), condições socioeconômicas, alterações patológicas e ciclos da vida. Condições que obrigam o organismo a pedir nutrientes em quantidades bem diferenciadas, dependendo da situação em que ele se encontra.
4. Lei da Harmonia: A distribuição dos nutrientes que ingerimos devem ser proporcionais entre si para que nosso organismo aproveite-os de modo correto. As substâncias do nosso corpo agem em conjunto, um às vezes depende do outro para desempenhar corretamente suas funções, por esta causa deve haver o equilíbrio entre eles. Lembra da história de que não pode comer arroz com macarrão? ...é mais ou menos isso.

Por esses motivos é que deve-se sempre procurar um profissional. Dietas de gaveta, da revista, da vizinha que emagreceu... nenhuma dessas é a dieta adequada para você. Somente o Nutricionista é capaz de equilibrar sua alimentação para que todas as necessidades fisiológicas do seu organismo sejam supridas.

>>> Referências
http://www.nutricaoempratica.com.br/alimentacao-correta/conheca-as-leis-da-alimentacao
http://www.canpe.ufrgs.br/quemsomos.html

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que você quer ser?


O corpo humano não foi projetado para suportar o excesso de gordura. A consequência disso, é o desenvolvimento de várias doenças, incluindo câncer, arterosclerose, pedra na vesícula, dentre várias outras mais "famosas" como Diabetes tipo II, hipertensão, dislipidemia (colesterol com alterações de níveis), doenças cardiovasculares, dentre várias outras ainda. E isso porque eu nem comecei a falar da sobrecarga que esse excesso de peso pode causar nos ossos, hein!

Agora, você leu ali Câncer? Sim! você leu. É comprovado que hábitos inadequados como má alimentação, sedentarismo, excesso de peso e outros fatores que também podem estar associados a esse estilo de vida "relaxado" e estressado dos dias atuais, podem causar o Câncer, doença que vem tomando espaço cada vez maior, atingindo um número cada vez maior de pessoas.

E a arterosclerose... você sabe o que é isso? é a deposição de gordura nos vasos sanguíneos, deixando cada vez menor, o espaço para o sangue passar e obrigando o coração a fazer cada vez mais força para bombeá-lo, podendo levar o coração ao cansaço... preciso dizer mais?

Bem, vou passar só mais um pouquinho de informação, esse excesso de gordura depositado na parede do vaso sanguíneo pode calcificar (virar um tipo de pedrinha amarela de gordura) e se for calcificando e calcificando, pode fechar totalmente a passagem do sangue. Já ouviu falar em Ponte de Safena? É.. acho que esse pode ser um dos motivos, não?
Depois de ler tudo isso, continuar assim ainda pode ser uma opção. Procure um médico, uma nutricionista, um educador físico. Se for o caso, procure também um psicoterapêuta. São profissionais que têm competência para ajudá-lo a se tornar uma pessoa saudável, contribuindo para a prevenção dessas doenças. Melhor ainda é que podem ajudá-lo sem remedinho algum e estarão sempre presentes te auxiliando e cuidando da sua saúde junto a você.


Iniciativa, força de vontade e disciplina são fatores essenciais para mudanças permanentes de hábitos. Ser saudável é um estilo de vida e depende unicamente de você.